Olá, que bom te encontrar novamente! Como vão as finanças? Espero que organizadas, pois esse é o tema da dica de hoje!
Antes de começar preciso te dizer uma coisa muito importante: não dá para economizar sem saber o quê, quanto, como, quando e onde você gasta. Lembra dos 4 passos para controlar as finanças que te enviei por email?
Para colocar esses passos em prática, você precisou conhecer sua rotina financeira, o que é fixo, variável, essencial ou não essencial:
- Gastos essenciais fixos, como aluguel;
- Gastos essenciais variáveis, como a conta de energia, cujo preço varia ao longo do ano;
- Gastos não essenciais fixos, como assinatura de streaming ou TV a cabo;
- Gastos não essenciais variáveis, como despesas com roupas, restaurantes e delivery.
Isso é organizar as finanças! Ou seja, conhecer seus hábitos financeiros faz toda a diferença para economizar no fim do mês. Dica: faça uma planilha simples para identificar seus gastos e ganhos, preencha os campos com o quê, quanto, como, quando e onde, assim, no final do mês você vai descobrir seus hábitos, mensalidades e até as compras por impulso.
Falando em impulso… As compras impulsivas são verdadeiras vilãs do seu sucesso financeiro. Saber controlar os impulsos é essencial para não gastar mais do que o necessário e conseguir economizar no fim do mês. Se faça as seguintes perguntas:
Essa despesa cabe no meu orçamento?
Essa despesa me faz feliz?
Eu realmente preciso deste item?
Isso fará alguma diferença no meu dia a dia?
Finalizo a dica de hoje com um conselho: Se as respostas para as perguntas acima forem sim, gaste sem culpa. Ao contrário disso, se for algo que não te faz feliz ou que não terá importância na sua vida, deixe para trás sem dó!
Espero que esse email tenha te ajudado a dar mais consistência para seu planejamento financeiro. Aguarde novas dicas financeiras aqui na sua caixa de entrada, até a próxima!