Está na hora de recomeçar em um novo ano que com certeza está cheio de expectativas, acertei? Mas para que você não fique apenas sonhando com um ano excelente, é preciso investir tempo na organização das suas finanças.
Vamos para os hábitos que te ajudarão nessa tarefa!
Faça um orçamento!
Eu sei, eu sei. Você já ouviu ou leu isso diversas vezes. Mas isso é repetido pelos especialistas financeiros justamente porque é indispensável para finanças bem resolvidas.
Aqui a regra é comprometimento, pois ao fazer uma planilha, ou até mesmo anotar tudo o que você ganha e gasta em uma caderneta, é preciso alimentar e atualizar esse processo.
Em e-mails anteriores te ensinei como separar seus gastos e ganhos e como funciona os gastos fixos, variáveis, essenciais ou não, então dá uma olhadinha na caixa de entrada para resgatar esse conhecimento, ok? Vamos para o próximo passo!
Pare de fazer contas de cabeça!
Calma, vou explicar. Aqui me refiro a somar seus gastos em grandes blocos, ou seja, apenas valores altos e “relevantes”, ignorando aqueles gastos pequenos, como o pão de queijo de R$ 1,50 que você come todo santo dia. Já parou para pensar em quanto dá isso no fim do ano? Vou deixar você fazer essa conta de cabeça.
Então coloque tudo no papel ou na planilha digital, mesmo os gastos que parecem insignificantes.
Corte da despesa aquilo que não usa mais!
Quantas vezes você já não acumulou streamings, aplicativos, atividades esportivas que já não consegue cumprir por tempo ou agenda? Pagar por coisas que você já não usa mais, ou não precisa, é um grande obstáculo para economizar e investir. Então revise os serviços que você paga e avalie a relevância deles em sua vida. Não importa mais? Corte sem dó!
Economize para emergências!
“Ah, Luciana! Pra quê? Eu não fico doente fácil e não me coloco em riscos!”, emergências são inesperadas, você pode ser a pessoa mais cuidadosa do mundo, mas isso não vai te livrar dos imprevistos da vida.
Então poupe para uma reserva de emergência e resista ao impulso de utilizar esse dinheiro poupado em compras ou viagens, é só para emergências: demissão, doença, acidentes, etc.
Isso tudo que te ensinei hoje são mais do que dicas, são hábitos saudáveis e indispensáveis para seu sucesso financeiro! Em cada e-mail eu te mostro que é possível economizar sem deixar de ser feliz, então fique ligado(a) na sua caixa de entrada!